CEPAC - Certificados de Potencial Adicional de Construção
- São valores mobiliários emitidos pelos Municípios no âmbito da Operação Urbana, conforme Instrução CVM 401/03, alienados em leilão público (Bolsa de Valores).
- Utilizados pelos empreendedores como contrapartida financeira pela aquisição de potencial adicional de construção em imóvel situado dentro da área de abrangência da Operação Urbana Consorciada.
- Podem ser negociados livremente até a vinculação a um projeto de edificação ou a um imóvel.
- Os recursos captados com a venda dos CEPACs serão integralmente investidos na área da Operação Urbana, para realização das intervenções previstas.
Aquisição de CEPACs
Existem duas opções para aquisição de CEPACs:
- Leilões realizados no Mercado de Balcão Organizado da BOVESPA, cujos editais são publicados no Diário Oficial da Cidade de Curitiba e em jornal de grande circulação;
- No mercado secundário por meio de corretores de valores.
Para obter informações com relação à aquisição e operacionalização dos CEPACs entrar em contato com a Diretoria de Mercado de Capitais e Infraestrutura do Banco do Brasil.
Fones: (11) 4298-7108 ou (11) 4298-7082
Rua Cincinato Braga, 340 – 18º andar – Bela Vista CEP 01333-010 – São Paulo - SP
bb.distribuicao@bb.com.br
Vinculação de CEPACs ao LOTE - PROCEC
Para emissão de alvarás de obra (construção, reforma e ampliação) em lotes abrangidos pela Operação Urbana Consorciada é necessário vincular previamente os CEPACs adquiridos ao Lote.
O serviço é prestado ao proprietário do imóvel ou seu procurador devidamente habilitado. O interessado faz isso do seu computador, tablet, notebook e até do smartphone pelo Processo Eletrônico de Curitiba – PROCEC, no endereço procec.curitiba.pr.gov.br
Para seu primeiro acesso, o interessado utiliza o mesmo "usuário" e "senha" do Sistema ISS Curitiba ou cria seu cadastro diretamente na plataforma, escolhendo a opção "Cadastro novo? Clique aqui”
Na sequência, clica em "Urbanismo" e em “Vinculação CEPAC", entra com seus dados e anexa os documentos necessários para o protocolo. O acompanhamento do trâmite também é eletrônico, pelo PROCEC.